Philip Kotler já dizia: “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.” A afirmação explica muito bem a importância de fortalecer o relacionamento e o melhorar o atendimento ao cliente.
Aliás, construir uma relação forte é fundamental para fazer com que ele volte a comprar da sua empresa. Porém, não é só isso. Certamente ele irá indicar outras pessoas para seu negócio e te ajudar a vender muito mais.
No entanto, apostar em um bom atendimento ao cliente e fortalecer o relacionamento não é tarefa tão simples. Por isso, para te ajudar, separamos algumas dicas para você aplicar na sua estratégia de atendimento. Confira!
Focar somente em um bom atendimento ao cliente não é suficiente. É preciso conhecer muito bem cada um deles. Entender quais são suas angústias, seus problemas, seus hábitos. Para isso, investir em uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) é fundamental. Assim, tanto marketing quanto vendas conseguem reunir dados para trabalhar ações específicas e focar mais na necessidade do seu público.
Hoje em dia, com a facilidade da internet as pessoas conseguem se comunicar com a marca, registrar reclamações, sugestões, entre outros. Inclusive, as redes sociais passaram a ser um canal em que os consumidores demonstram sua satisfação ou insatisfação com as marcas. Por isso, ter um bom atendimento ao cliente em todos os canais é essencial para mostrar que você está disposto a ouvir seus clientes e está atento ao que cada um deles fala.
É nas redes sociais que as empresas conseguem mostrar seu jeito e seu tom de voz para os consumidores. Além disso, é possível criar conexões através desses canais, mostrando que a marca também tem seu lado humano.
Para isso, procure dar um toque pessoal à comunicação. Mostre a cara da sua equipe e quem está por trás de todo o serviço executado. Use uma comunicação com um tom mais amigável e, se fizer o estilo da marca, use emojis, gifs, memes e humor.
Oferecer atendimento ao cliente facilitado e permitir que ele resolva sozinho o que precisa é outra forma de criar melhores experiências e fortalecer o relacionamento. Invista em ferramentas de autoatendimento como totens de atendimento em lojas, SMS e sistemas de agendamento, entre outros. Essas são ótimas maneiras de apostar nesse tipo de estratégia.
Não há dúvidas de que investir em relacionamento e um bom atendimento ao cliente, mesmo que automatizado, ajuda a fortalecer a relação com a marca e a fidelizar com muito mais facilidade. Sem contar que contribui para melhorar suas vendas.
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